SANDA - BOXE CHINÊS

Sanda que em mandarim significa "luta livre", também conhecido como sanshou, do mandarim "mãos livres". É a técnica existente nas artes marciais chinesas para o combate sem o uso de armas. 
A técnica conhecida como Sanda ou Sanshou tem a sua origem remota ligada ás competições de combate entre membros de escolas distintas. Sabe-se que na China de hoje, existem oficialmente cadastrados mais de 150 estilos de kung-fu diferentes (dado fornecido pela Federação Chinesa de Wushu), e durante a sua História muitos embates interestilos foram realizados. 
Entretanto, como se avaliar esses embates se existem muitos estilos diferentes, com técnicas diferentes e ênfases diferentes? Para isso seria necessário uma normatização capaz de unificar e facilitar a formação de um juízo sobre esses combates de modo a se avaliar um vencedor e um perdedor. 
Essa compilação de técnicas e normas evoluiu ao longo dos anos e culminou com a sua compilação padronizada pela Federação Chinesa de Wushu em 1990, data de sua fundação. Salienta-se que essa compilação específica é atualmente a adotada pela Federação Internacional de Wushu (IWF) e pela Confederação Brasileira de Kung-Fu e Wushu (CBKW). 
É importante salientar que embora haja um padrão internacional, nada impede que escolas, associações, federações ou até mesmo campeonatos específicos criem suas próprias regras para serem utilizadas em circunstancias específicas. Todavia é fundamental que o praticante esteja ciente da existência de um padrão internacional oficial. 
Algumas federações fazem a distinção entre Sanda e Guoshu. Convem explicar que o termo guoshu, que significa arte nacional, foi conferido ao kung-fu no final do século XIX quando muitos estrangeiros desembarcaram na China para explorá-la. 
Nessa ocasião, Para valorizar a arte marcial chinesa diante do boxe ocidental e das artes marciais de outros países, os próprios chineses num ato de ufanismo distinguiam o kung-fu chamando-o de arte nacional. 
Sendo assim, o termo guoshu significa a mesma coisa que kung-fu ou wushu, ou seja, são termos usados para nomear as artes marciais chinesas. 
Entretanto, aqueles que diferenciam a técnica de combate de nome sanda da técnica de combate nomeada de guoshu, o fazem por que utilizam uma compilação de técnicas diferente do padrão internacional estabelecido pela IWF. 
Ressalta-se que não existe nada de errado nisso, é simplesmente uma escolha em nome de se enfatizar técnicas e aplicações distintas. 
Após todo o exposto, fica fácil de entender que o sanda ou sanshou é uma técnica de combate, que se enquadra dentro das técnicas de gedou (imprescindíveis para a composição de um estilo de kung-fu), que foi internacionalizada e pode ser praticada isoladamente ou em conjunto com qualquer estilo de kung-fu. 
Sendo assim, a técnica sanda pode ser praticada em escolas de estilos internos (como acontece na vila Chen e na montanha Wudang) e em escolas externas (como na montanha de Song Shan, no Templo Shaolin). 
O sanda, como exposto acima, se baseia no combate entre duas pessoas desarmadas e por isso não pode abranger todas as técnicas de kung-fu, já que muitas vezes se baseia em situaçoes de confronto contra mais de um oponente ou com a utilizaçao de armas. 
Os golpes utilizados no sanda, levando em conta a explicação acima, são compostos por socos, chutes e projeções (lembrando que em algumas categorias pode ser ainda utilizadas as cotoveladas e joelhadas). 
Durante o combate os combatentes se utilizam de equipamentos protetivos com o objetivo de assegurarem sua integridade física. 
Cabe lembrar, que o objetivo do kung-fu é a harmonia e por isso, não se deve treinar o sanda com agressividade ou negligenciando os equipamentos de segurança. O objetivo é o fortalecimento do corpo e não a sua destruição.

Um dos grandes diferenciais do Instituto Wulindao é o clima familiar das aulas e a importância dada ao desenvolvimento das virtudes acima da marcialidade.

Contate diretamente o coordenador responsável por uma turma e atende uma aula grátis!


Quer saber mais sobre Kung fu? Cadastre-se e receba nosso e-book gratuito: Fundamentos do Kung Fu.