Kung Fu Magazine

O artigo abaixo foi publicado em 2013 pela revista estado unidense Kung fu Magazine. Traduzido por Lucas Telles (Sucessor 6a. Geração Zhang San Men)

Kung Fu Bêbado do Zhang San

O estilo bêbado é uma das formas mais ricas de kung fu. Dos filmes ao Wushu moderno, as travessuras extravagantes e cômicas do estilo bêbado são sempre espetaculares para agradar a multidão. Enquanto essas formas recentes de estilo bêbado tenham conquistado os holofotes, são invenções novas, compostas nas últimas décadas. Os métodos tradicionais de kung fu bêbado, métodos que treinam mais para a luta do que para a exibição, são menos vistos hoje em dia.

Em outubro de 2003, o Escritório Geral do Conselho do Estado da China lançou "Proteção do Patrimônio Cultural Imaterial da China", um programa nacional para identificar e proteger as artes culturais. Programas adicionais trouxeram isso para os níveis provinciais e municipais, de modo que em 2013 vinte e nove províncias e duas grandes cidades (Pequim e Chongqing) proclamaram listas de Patrimônio Imaterial. Em Pequim, esta lista é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Cultural de Pequim e aprovada pelo Governo Popular Municipal de Pequim. Três listas anuais foram publicadas de 2006 a 2008. A primeira Arte Marcial Certificada como Patrimônio Imaterial (na segunda rodada) foi um estilo Bêbado único chamado Zhang San Kung Fu (張三功夫). Isso foi antes da aprovação das artes marciais mais conhecidas, como Baguazhang (八卦掌), estilo Sun e Wu Taijiquan (太极拳), Liuhequan (六合拳), Tonbeiquan (通背拳), Sanhuangpaochui (三黄炮捶) e Yiquan (意拳).

Apesar da popularidade do Kung Fu Bêbado, o clã Zhang San é praticamente desconhecido no Ocidente.

Zhang San é um nome enganoso. Para a maioria dos praticantes chineses, evoca o mítico fundador do Taijiquan, Zhang Sanfeng (张三丰); e embora os dois primeiros caracteres chineses sejam os mesmos, isso não tem nada a ver com o venerado taoísta. O leitor astuto pode se lembrar de Zhang San como um personagem fictício do clássico épico marcial do século XIV Às Margens da Água (Shui Hu Zhuan 水浒传). Novamente os caracteres chineses são idênticos, esse Zhang San, apelidado de "Rato atravessando a rua", era líder de uma gangue de ladrões de vegetais que foi pego e jogado em um poço por um dos maiores heróis dos romances, Sagaz Lu Zhishen (智). Zhang San e o resto de sua gangue se convertem e passam a chamar Lu de mestre.

Há mais referências do maior contribuinte para os mitos marciais modernos, os filmes. O clássico filme de Kung Fu A Lenda do Tigre (1990) foi originalmente intitulado Zui Gui Zhang San (O Fantasma Ébrio Zhang San 醉鬼张三). Em 2006, um programa de TV intitulado Zui Xia Zhang Zhang San (醉极张三), traduzido como O Herói Ébrio Zhang San, estrelou o famoso mestre Wu Yue (吴越) e a estrela Shaolin, Shi Xiaolong (释小龙). A trama foi baseada em um romance de ficção histórica escrito pelo famoso autor contemporâneo Zhang Baorui (张宝瑞), que foi baseado no mestre em questão.

Um guarda-costas ébrio tem a última palavra nos portões de Beijing

Zhang Xiaohang (张晓航) é o detentor da linhagem da 4ª geração do estilo de Kung Fu bêbado Zhang San e é o bisneto do fundador do clã, Zhang Changzhen (1862-1945 张长极). Ele ensina esta arte do Patrimônio Imaterial em sua escola, Chang Zhen Guoshuguan, em Pequim. "Meu bisavô nasceu em uma família nobre de oficiais manchu", diz Zhang. "Seu nome era Zhang Changzhen e ele também era conhecido como Shouting. Ele nasceu em Guangzhou, onde seu pai ocupou um cargo oficial no sul. Seu pai morreu em serviço devido à exposição. De acordo com o costume chinês, a Família planejava devolver seu caixão a Pequim. Mas quando eles estavam passando por Hebei Shulu, sua mãe viu duas raposas brigando na floresta. Ela parou imediatamente e pensou que isso deveria ser um bom presságio, que a terra tinha um bom Feng Shui, então ela decidiu enterrar seu marido lá. Quando todos os seus quatro filhos ascenderam a cargos oficiais no governo Qing, ela acreditava que era devido ao Feng Shui."

Zhang Changzhen foi um aficionado em artes marciais ao longo da vida que começou a aprender Kung Fu em uma idade muito jovem. Ele era uma pessoa íntegra e honesta e adorava ajudar os necessitados a afastar os valentões. Ele tinha muitos amigos e muitas vezes bebia com eles. Ele era o terceiro filho, as pessoas o chamavam de "Sanye" ('san" significa três e 'ye' é um título respeitoso semelhante a 'Sir'. Muitos esqueceram seu nome de nascimento.

Quando Zhang tinha 18 anos, seu irmão mais velho (que serviu como médico imperial) o recomendou para um cargo oficial. Zhang passou na entrevista e no teste de habilidade marcial com facilidade e se tornou um guarda-costas imperial da Imperatriz Dowager Cixi (慈禧太后 1835-1908). Mas quando Zhang completou 21 anos, ele perdeu uma página de uma missiva de Yuan Shikai (袁世凯 1859-1916) para o imperador (Yuan se tornou presidente da República da China). Zhang supostamente errou porque estava bêbado, e daí surgiu a influência do estilo bêbado em seu estilo de Kung Fu.

Zhang foi rebaixado de um oficial de quinto nível para um sexto. Esta foi uma bênção disfarçada porque ele tinha menos estresse no trabalho e mais tempo para seu treinamento de Kung Fu. Ele foi colocado como guardião da Paz para os Qiansanmen (Os Três Portões da Frente 前三门), que incluía Qianmen, Shunzimen (também conhecido como Hademen). Agora, esta área abrange desde os portões leste e oeste até a frente da Praça Tianmen. Zhang ganhou uma boa reputação neste posto, tanto que foi dito: "Nos Três Portões da Frente, não há um segundo Sanye (Qianmen, Shunzhi, Ha; Sanye meiyou liang 前门, 顺治, 哈; 三叶 没有两)". Isso significava que Sanye tinha a palavra final, e esse ditado rima quando falado com sotaque de Pequim.

As histórias de Zhang alcançaram proporções lendárias. Na casa dos trinta, Zhang supostamente lutou contra uma gangue de bandidos sozinho, matando quarenta deles e salvando muitos aldeões. Durante a Revolta dos Boxers, ele defendeu as mulheres das tropas estrangeiras vorazes nas ruas de Pequim. Ele nunca foi comprado. Quando já estava com setenta anos, ele se recusou a comer com um senhor da guerra de má reputação, mesmo quando todos os convidados do banquete receberam um suborno de 400 dólares de prata. Zhang era conhecido por suas habilidades leves de qigong. Três dias antes de sua morte, seu vizinho o viu em cima de seu telhado, perseguindo um gato. O próprio Zhang costumava dizer: "Pessoas com boas habilidades em artes marciais não são difíceis de encontrar, mas pessoas com integridade e personalidade são raras de encontrar".

Destrua Qing, Reviva Ming

Como diversas artes marciais tradicionais chinesas, o bêbado Zhang San Kung Fu tem suas raízes no período de transição entre as dinastias Ming e Qing no século XVII. Depois que os Ming caíram, três oficiais militares Ming chamados Zhang, Zhao e Ma (张, 赵, 马) viveram em reclusão nas remotas montanhas de Sichuan, sem vontade de se render aos Qing. Eles combinaram e lapidaram suas técnicas de luta, e caíram no movimento rebelde tão difundido no Kung Fu tradicional, "Destrua Qing, Reviva Ming (Fan Qing Fu Ming)". Esses estilos rebeldes eram clandestinos, então eles praticavam e ensinavam em segredo. Zhang Xiaohang acredita que este sistema foi transmitido através de Dou Erdun (1680 - 1720 窦尔敦, também conhecido como Luohan de ferro 铁罗汉), e depois para os professores de seu bisavô.

Zhang diz: "Meu bisavô começou a treinar Kung Fu cedo e já era muito bom em tenra idade. Aos 12 anos, dois mestres que passavam por sua cidade natal perceberam seu talento. Os dois mestres eram Irmãos marciais do sistema Zhang Zhao Ma. Chamavam-se por Shenzhou Li (深州李) e Zhengzhou Li (郑州李). Shenzhou e Zhengzhou são nomes de lugares, então esses eram provavelmente apelidos. Os dois mestres queriam trazer Young Zhang de volta ao esconderijo secreto da Sociedade nas Montanhas Sichuan e ensinar-lhe artes marciais. Mas a mãe de Zhang era viúva e relutante em deixar seu filho ir. Então, em vez disso, eles ficaram na casa de Zhang e lhe ensinaram Kung Fu por 10 anos.

Segundo Zhang Xiaohang, o Zhang San Kung Fu é dividido em duas categorias: Kung Fu Raíz e Kung Fu Importado. As Raízes também são chamadas de "habilidades comuns" e representam os exercícios principais do sistema. Novamente, como muitos estilos do período de transição Ming para Qing, ele tem treinamento interno e métodos de combate externos. Como exemplo, Zhang aponta duas técnicas representativas: Palma Penetrante (Tong Li Gong) e Qigong dos Três Imperadores (San Huang).

A Palma Penetrante usa um poder explosivo perfurante (choujin). Nas artes marciais chinesas, diz-se que "Dez golpes não são tão bons quanto um golpe perfurante." Os expoentes de Zhang San acreditam que, uma vez que o praticante domine esse método, o poder pode penetrar em todo o corpo. Isso também estabelece as bases para o método de poder materno (mugong 母功).

O Qigong dos Três Imperadores é uma técnica de respiração guiada que enfatiza a combinação da respiração com os órgãos internos e exercícios ósseos. É semelhante aos métodos clássicos de qigong oito peças de seda (baduanjin 八段锦) e transformação dos músculos e dos tendões (yijinjing 易筋經). O foco na circulação do qi está presente em todas as etapas da disciplina. O Qigong dos Três Imperadores é combinado com Daoyin (导引), um regime de exercícios taoístas para cultivar o qi que é precursor do Qigong. O ensino desta técnica já foi proibido fora da linhagem. Ainda hoje, é praticado apenas por discípulos internos.

O Kung Fu importado engloba habilidades especiais que Zhang Changzhen aprendeu com outros sistemas em sua vida adulta. Isso inclui técnicas de perna e de cotovelo do Shaolin Kung Fu, qigong leve (também conhecido como qinggong) do taoísmo e uma forma esotérica tibetana de virilha de ferro.

"Todo estilo de Kung Fu tem sua força e sua fraqueza", diz Zhang Xiaohang. "Era uma prática comum dos mestres trocar filhos e discípulos para compartilhar ensinamentos. Nas artes marciais chinesas, dizemos: "Mais habilidades não vão amaldiçoar seu corpo (yi duo bu ya sheng)". Isso significa que quanto mais habilidades você tiver, melhor será. Meu bisavô era amigo de Yang Banhou (1837-1890) filho do fundador do Yang Tai Chi, Yang Luchan (1799-1872). Meu bisavô aprendeu Tai Chi com Yang Banhou. Ele também aprendeu Bagua com o discípulo de Dong Haichuan (1797-1882), Wei Jixiang (datas desconhecidas) e Xingyi de Shang Yunxiang (1864-1917). Todos aprenderam com meu bisavô também".

Herança cultural intangível

Zhang Xiaohang diz que existem três critérios principais para se qualificar como Patrimônio Cultural Imaterial de Pequim. Primeiro, a herança deve ser completa e o detentor da linhagem deve possuir as habilidades. Em segundo lugar, deve ser autêntico. Terceiro, deve ser verificado por meio de registros históricos. A história de quatro séculos do Kung Fu de Zhang San convenceu especialistas em artes marciais do Patrimônio Cultural Imaterial de Pequim a declará-lo como um "fóssil vivo". Eles disseram: "Suas técnicas de artes marciais para estudos arqueológicos, históricos e culturais têm um valor cultural inestimável. Os exercícios externos são definidos para beneficiar os órgãos internos. É um sistema completo. A forma é simples e não sofisticada com uma estrutura bem unida. Os movimentos são simples e diretos, a eficiência é única e há um valor de uso para a ciência e pesquisas muito forte." Como Patrimônio Cultural Imaterial, Zhang recebe uma doação anual de 8.000-10.000 RMB (aproximadamente US$ 1.300-1.600) e o governo apoia atividades para promover e preservar a arte, como DVDs educativos, seminários e exposições.

Em 2007, após a certificação de Patrimônio Imaterial, Zhang deixou de lecionar na Escola de Esportes do Capitólio de Pequim para dedicar toda a atenção à sua escola, Chang Zhen Guoshuguan. Zhang tem cerca de doze discípulos internos e cerca de 300 alunos com idades entre 3 e 70 anos. Os discípulos internos no exterior são do Brasil, Japão, Coréia do Sul e Estados Unidos. Zhang aspira tornar-se global. Já existem filiais na província de Jiangsy e no Brasil. "Espero abrir mais filiais ao redor do mundo, um passo de cada vez. Eu definitivamente sinto que tenho mais responsabilidades para promover e divulgar o Kung Fu Zhang San agora."